sensação de calma e frescor da praia

O cliente deste projeto chegou até a arquiteta Kelly depois de ficar hospedado em um apartamento decorado por ela e anunciado no Airbnb. Ele gostou tanto da experiência na acomodação que foi atrás dela!

Tipo de imóvel: apartamento
Localização: apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com vista para o mar
Área total: 50m²

Trata-se de um projeto de reforma e decoração, com a criação, na entrada do apartamento, de uma “caixa” solta do teto, que concentra a cozinha e dois ambientes que foram acrescentados pela arquiteta: o lavabo e a área de serviço. Toda a decoração do apartamento é nova.

Todos os cômodos foram trabalhados pela arquiteta, exceto o banheiro, que sofreu modificações pontuais, como a troca da bancada (que era igual ao piso preto) por uma bancada branca, e o espelho na parede que vai até o teto.

Divisão do imóvel: circulação da entrada, lavabo e área de serviço (que foram criados pela arquiteta), cozinha, sala de estar (com sofá-cama) e jantar, varanda e suíte.

Finalidade de uso do imóvel: aluguel de temporada. “Atualmente, tenho muitos clientes investindo neste tipo de negócio, em bairros da Zona Sul e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Para se ter uma ideia, com o mês de dezembro inteiro alugado, o cliente consegue pagar as despesas do ano inteiro do apartamento, entre IPTU e condomínio. Mas, para isso, o apartamento precisa estar impecável, já que a oferta é grande. Neste caso, a arquitetura de interiores e a decoração se tornam um grande diferencial”, conta a arquiteta Kelly Figueiredo.

Perfil do proprietário: empresário, na faixa de 60 anos, que chegou até a arquiteta quando ele próprio se hospedou em um outro apartamento alugado por temporada em uma plataforma online especializada, também assinado por ela. Ele se apaixonou pelo projeto e pediu o contato da arquiteta.

Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 45 dias

Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 5 meses

Principais pedidos do cliente que nortearam o projeto: um banheiro extra no imóvel; por isso, a arquiteta acrescentou o lavabo, que não existia na planta original.

Desenvolver um projeto para um apartamento de aluguel de temporada influenciou nas escolhas (móveis, marcenaria, revestimentos etc) da arquiteta. Confira abaixo alguns exemplos:

  • Piso em porcelanato: ideal que seja acetinado já que o polido arranha, de preferência em cor neutra, já que no branco evidencia a sujeira.
  • A marcenaria deve ser executada com materiais mais resistentes, como MDF revestido (branco e madeira), fórmicas etc; evitar acabamentos em laca e folhas naturais de madeira, que mancham e lascam com mais facilidade.
  • Já nos tecidos, arquiteta priorizou cores mais escuras (para disfarçar a sujeira), fibras mais resistentes e materiais mais fáceis de limpar, como seda sintética, couro natural ou ecológico.
  • Paredes revestidas: a arquiteta usou o mesmo raciocínio nas paredes para evitar repintura todo mês; ela revestiu toda a circulação em MDF da Guararapes (Freijó e Branco Diamante), a parede principal ganhou tijolinho Rustic Terracota (da GAUSS fornecida pela Ekko Revestimentos); e as outras paredes ganharam textura em cimento queimado claro, na cor Dia de Chuva (da Suvinil), que disfarça as “mãozinhas” das crianças.

Conceito/inspiração do projeto: uma planta melhor setorizada que permitisse hospedar, ao mesmo tempo, dois casais ou um casal com filhos, com o máximo de privacidade para todos; uma decoração que refletisse a sensação de calma e frescor da vista da praia; um refúgio urbano praiano.

Intervenções na cozinha: anteriormente, a cozinha ficava no lugar do lavabo; após a reformulação do layout, foi alocada no corredor. Para não chamar muita atenção e não pesar no orçamento da obra, a arquiteta usou materiais simples e neutros, como granito preto São Gabriel (da marmoraria MGR) e MDF Branco Diamante (da Guararapes), com marcenaria da Romanzza Tijuca.

Sobre a decoração da sala: Como uma das premissas era trazer para dentro de casa a sensação de calma e frescor da praia, a arquiteta lançou mão de uma foto com o tema “praia” e dois espelhos decorativos de parede (tipo escotilhas) que refletem o mar. Na mesma parede, a arandela foi demarcada com tinta na cor Quebra-Pedra da Suvinil, um tom que lembra verde menta. Apesar de delicado, este conjunto tem um toque de rusticidade, complementado com a parede de tijolinhos terracota atrás do sofá, tapete de sisal, cestos de fibra natural, espelhos de fibra de taboa, madeira etc. O mesmo estilo se repete em todo apartamento, com tons ainda mais suaves no quarto.

Ponto alto deste projeto, segundo a arquiteta: A criação de uma caixa, solta do teto (para melhor circulação de ar entre os ambientes), no centro do apartamento, que passou a concentrar praticamente todas as áreas molhadas do imóvel: lavabo, cozinha e área de serviço. Esta solução proporcionou um layout melhor setorizado, sem perder espaço.

Palavras definem esse projeto na opinião da arquitea: Carioca e solar

Estilo da decoração: Urbano praiano

Produção visual: Andréa Falchi (@falchiandrea)

Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio.

"A criação de uma caixa, solta do teto (para melhor circulação de ar entre os ambientes), no centro do apartamento, que passou a concentrar praticamente todas as áreas molhadas do imóvel: lavabo, cozinha e área de serviço. Esta solução proporcionou um layout melhor setorizado, sem perder espaço."

"A criação de uma caixa, solta do teto (para melhor circulação de ar entre os ambientes), no centro do apartamento, que passou a concentrar praticamente todas as áreas molhadas do imóvel: lavabo, cozinha e área de serviço. Esta solução proporcionou um layout melhor setorizado, sem perder espaço."